terça-feira, 8 de maio de 2012

Fraternidade e Saúde Pública


Que a saúde se difunda sobre a Terra. (Eclo. 38,8)



 


Realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal - RN, por três padres responsáveis pela Cáritas brasileira (fundada no Brasil em 1957) e com o aopio financeiro dos Bispos norte-americanos.
Em 26/12/1963 foi lançada a nível nacional sob o espírito renovador do Concílio Vaticanos II, em andamento na época.

Em 1970 a CF ganhou um apoio especial: mensagem do Papa João Paulo II, em rádio e tv em sua abertura na quarta-feira de cinzas, que acontece até os dias de hoje.
 
Objetivos permanentes da campanha: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus; educar para a vida em fraternidade; todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja, daí o destino da coleta final.
O temo e o lema são sempre atuais, procurando despertar a atenção da sociedade para questão que afligem os menos favorecidos.
Segundo a OPAS, (Organização Pan Americana de Saúde) Saúde Pública é: O esforço organizado da sociedade principalemte atráves de suas instituições de caráter público para melorar, promover, proteger e restaurar a saúde das populações por meio de atuações de alcance coletivo

O SUS nasceu com a Constituição Federal de 1988 e a saúde é dever do estado e deve ser preservada preventiva e curativamente para todos.

Dados: Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde): 144.098.016 pessoas.
Usuários de planos de saúde: 46.634.678 pessoas.
Clientela do SUS três vezes maior. Clientela dos planos de saúde com quatro vezes mais médicos a disposição que a do SUS. (fonte CFM e CRMSP-2011)
Esses dados são alarmantes, já que sabemos que muito planos de saúde têm também número de médicos insuficiente. Além disso, sofremos uma séria crise de ética, pois a ação das pessoas no trabalho, muitas vezes, não tem nada a ver com seus compromissos humanos.

A saúde depende de razões econômicas e socias: emprego, salário, casa, comida, educação, cultura, saneamento, transporte, lazer etc.
O melhor modelo de fazer saúde é a organização dos cuidados e o pior modelo é o d esperar que a pessoa adoeça pra depois tratá-la.
Participemos dos encontos da CF. Ser cidadã e um direito de todos.
O valor da vida e sempre absoluto, nunca relativo(MP).


Fonte : cf.org.br, Familia Cristã, CNBB
Mata Pinho dos Santos Domingues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário